Saiba mais sobre o novo Banrisul Office Banking

OFFICE BANKING



Conceitos
Cadastramento
Gerenciamento
Serviços Disponíveis
Disponibilidade dos Serviços


Esta nova versão do Banrisul Office Banking foi desenvolvida com vistas a atender duas grandes demandas dos clientes Banrisul. A primeira e mais significativa diz respeito à personalização do acesso e a exigência de múltiplas assinaturas para efetivação das transações. A segunda, de ordem técnica, transforma o sistema em um acesso HTML. Desta forma fica dispensada a instalação de qualquer programa no microcomputador do cliente, agilizando o acesso.
Diferentemente do Home Banking, o Office Banking é um cadastro do cliente para a realização de serviços através da Internet. Como vimos anteriormente o Home Banking permite o acesso a uma conta corrente ou a uma poupança, utilizando a estrutura de autorizações do sistema de contas correntes. O Office Banking, por sua vez, tem estrutura de autorizações própria, sobrepondo-a ao sistema de contas correntes, para a realização de serviços nas contas registradas nos seu cadastro. Assim sendo, os Operadores de um Cliente Office Banking poderão movimentar qualquer conta para a qual esteja autorizado, utilizando apenas seu Código de Operador, Senha de Acesso e Assinatura Eletrônica, ainda que a senha da conta seja alterada no sistema de Automação de Agências (BNO). Além disso, o cliente poderá realizar serviços em contas de diversos outros sistemas (Carteira de Letras – BDL, Pagamentos a Fornecedores – BRR, Débitos Automatizados – BJW, etc).
Para viabilizar a operacionalidade do novo Office Banking foi necessária a criação de uma série de elementos novos, onde se alicerça toda a estrutura do sistema. Para que possamos entender melhor esta estrutura é importantíssimo que nos familiarizemos com a definição de cada um destes elementos.

1 - Conceitos

1.1 - Cliente

Para o Office Banking, Cliente é qualquer correntista do Banrisul que centralize um cadastro de Operadores, Contas (com suas variáveis) e Autorizações. Nesta versão, o Cliente passa a ser identificado para os Operadores por sua razão social ou nome, ou ainda pelo Apelido. O Código de Cliente, é o mesmo atribuído ao Operador indicado no Cadastramento e passa a ser transparente para os Operadores, que conhecem Código e Senha de Acesso, próprios.

1.2 - Operador

O Operador passa a ser a chave de acesso ao novo sistema. O Operador obrigatoriamente será uma pessoa física, com cadastro no sistema de cadastro Banrisul (BAL). Através do Código de Operador e Senha de Acesso é que serão acessadas as contas do cliente, para a realização das operações autorizadas. O Código de Operador é único por CPF, podendo um Operador ser cadastrado para infinitos Clientes, simultaneamente. É o Operador que será identificado pelo Cartão de Internet Banrisul. O Operador poderá ser cadastrado por prazo determinado.

1.3 - Operador Máster

Trata-se de uma função específica, que pode ser atribuída a qualquer Operador de um Cliente Office Banking. O Operador Máster tem a prerrogativa de gerenciar no sistema o Cliente e seus Operadores. Ele não está autorizado, automaticamente, à realização de qualquer operação no Office Banking pelo fato de ser Máster. Todos os cadastramentos realizados pelo Operador Máster, deverão ser validados documentalmente, através do Aditamento de Autorização de Operador, assinado pelo(s) representante(s) lega(l)(is) do Cliente. O Operador indicado no momento do cadastramento de um Cliente será o primeiro Máster do Cliente. Poderão ser cadastrados quantos Operadores Máster o Cliente entender necessários ao gerenciamento do sistema, mas sempre existirá, ao menos, um Operador Máster.

1.4 - Nível de Operador

Qualquer regra de Alçada diferente de “Todos os Operadores Assinarão, Individualmente, cada uma das Operações a que esteja Autorizado”, imporá a determinação de Níveis de Operadores. Ao compor uma regra de Alçada, o Cliente estabelece quais os Níveis e quantos Operadores pertencentes àquele Nível precisarão Assinar Operações de um determinado valor. Os Operadores cadastrados para o Cliente poderão, ou não, pertencer a algum destes Níveis.

1.5 - Contas

Quanto às contas, existe uma particularidade do novo sistema. Clientes pessoa física podem cadastrar contas de qualquer correntista pessoa física do Banrisul, desde que conheça a combinação Agência, Conta e Senha (de consulta ou de serviço). Para os Clientes pessoa jurídica somente poderão ser cadastradas contas pertencentes ao mesmo CNPJ (inclusive controle). São entendidas como contas, os códigos de identificação do Cliente em qualquer sistema do Banrisul (BDP, BDL, BRR, BJW, etc). Contas pertencentes a alguns sistemas serão cadastradas diretamente pelo Operador, outras dependerão de solicitação à Unidade de Atendimento e Serviços. No caso dos Clientes pessoa jurídica, como só podem ser cadastradas contas de mesma titularidade, não será exigida a informação da senha da conta. A conta indicada pelo Cliente, no momento do cadastramento, será conhecida no sistema como conta de débito, e norteará todos os dados estatísticos referentes ao Cliente.Existem duas derivações de contas, envolvendo contas correntes, quais sejam:

Contas de Terceiros: Modalidade exclusiva para Clientes pessoa jurídica, desenvolvida para permitir que escritórios de contabilidade ou assemelhados possam realizar o pagamento das GPS de seus clientes, nas respectivas contas correntes. O correntista autorizará formalmente por meio de aditamento, o débito do tributo especificado, através do Office Banking do escritório. As contas deverão ser posteriormente autorizadas pelo Cliente Office Banking, aos seus Operadores.

Contas de Crédito: Contas para as quais o Cliente autoriza transferências de valores além do limite diário estabelecido pelo Office Banking. Além das Contas de Crédito, poderão ser transferidos valores até o saldo disponível em conta corrente quando a conta favorecida for de mesma titularidade da conta de débito, ou, quando o Operador assinar a operação através do Cartão de Internet Banrisul.

1.6 - Acesso

É o conceito que define a relação do Operador com o Cliente. Conforme já foi dito, um Operador poderá ter Acesso a infinitos Clientes, desde que seja regularmente cadastrado por cada um dos Clientes. O Operador realiza o Acesso sempre através do seu Código e Senha, ou ainda pelo Cartão de Internet Banrisul e a respectiva Senha.

1.7 - Senha de Acesso

É a Senha que associada ao Código de Operador, permitirá o acesso ao sistema Banrisul Office Banking. A Senha de Acesso do Operador Máster, será criada por ele no momento do cadastramento do Cliente. Os demais Operadores terão sua senha atribuída pelo sistema, sendo igual ao Código de Acesso. As Senhas de Acesso atribuídas pelo sistema, serão obrigatoriamente alteradas no primeiro acesso do Operador, e esta alteração será declarada, formalmente, pelo Operador no Aditamento de Autorização de Operador. A Senha de Acesso deve, obrigatoriamente, conter entre 8 (oito) e 10 (dez) caracteres, alfanuméricos, não lógicos, nem seqüenciais e não pode conter caracteres especiais (*,&,#), nem espaços em branco.

1.8 - Assinatura Eletrônica

É uma contra senha que visa aumentar a segurança dos Operadores, exigida em operações que envolvam movimentações financeiras, envios de arquivos, solicitações de talonários de cheques, etc. A Assinatura Eletrônica deve ser criada pelo Operador antes da emissão de qualquer Aditamento em seu favor. A responsabilidade pelo sigilo da Assinatura Eletrônica, reconhecida expressamente no Aditamento, é exclusiva do Operador. A Assinatura Eletrônica tem a mesma formatação da Senha de Acesso.

1.9 - Autorização

É a forma como o Cliente determina, através do Operador Máster, que serviços seus Operadores poderão realizar no sistema Banrisul Office Banking. Ainda que o Máster seja o único Operador de um Cliente, deverá Autorizar-se a realização dos serviços que pretenda realizar, emitindo o respectivo Aditamento, assinando e entregando na Agência Banrisul para liberação do Protocolo.

1.10 - Alçada

Esta ferramenta do sistema Banrisul Office Banking, possibilita ao Cliente definir que Operadores poderão Assinar operações, bem como determinar a combinação de Assinaturas necessárias à efetivação de uma operação, podendo estabelecer, ainda, uma variação no número de Assinaturas conforme o valor da operação. Sempre que for cadastrado o segundo Operador, será obrigatória a definição de Alçada.

1.11 - Cartão de Internet Banrisul

O Banrisul Office Banking é o primeiro Internet Banking da América Latina, com capacidade de suportar uma aplicação de Certificação Digital própria, desenvolvida para “Smart Card” (Cartão Inteligente). Trata-se de um cartão munido de um microprocessador (chip), com sistema operacional MULTUS, que lhe confere capacidade de armazenamento e processamento, inclusive das próprias senhas. O Cartão de Internet Banrisul identifica o Operador, por quem é solicitado diretamente e a quem pertence, de forma pessoal e intransferível. Um Operador não pode ter dois Cartões de Internet Banrisul, simultaneamente.

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2 - Cadastramento

É o primeiro passo para a adesão de um cliente Banrisul ao sistema Banrisul Office Banking. Conforme já foi relatado, qualquer correntista do Banrisul, pessoa jurídica ou física, pode tornar-se um Cliente Banrisul Office Banking. O correntista deverá acessar a opção “Para quem está acessando pela primeira vez”, preenchendo o formulário com os dados que lhes são solicitados.

Pessoa: O correntista deverá indicar a natureza jurídica do Cliente que está pretendendo cadastrar, selecionando Pessoa Jurídica ou Pessoa Física.

CNPJ ou CPF: Deverá ser informado o número no cadastro correspondente, conforme a natureza jurídica indicada no campo anterior.

Agência: É a Agência Banrisul a qual pertence a conta do correntista. Deve ser informada com quatro algarismos.

Apelido: Trata-se de uma inovação desta versão do Office Banking e tem por finalidade auxiliar os Operadores de Clientes com mais de um cadastro para o mesmo CNPJ ou CPF. A atribuição do Apelido é facultativa.

Conta: Deve ser informada uma conta (corrente ou poupança), de titularidade do CNPJ ou CPF indicado anteriormente. Esta conta será conhecida, no cadastro do Office Banking, como conta de débito e poderá ser alterada a qualquer momento, depois do cadastramento de outras contas para o Cliente.

Senha: Deve ser informada a senha de seis dígitos da conta indicada, de consulta ou de serviços.

CPF do Operador Máster: Deve ser indicado neste momento o CPF do Operador que será o primeiro Operador Máster do Cliente. Neste momento do cadastramento o sistema pode retornar duas respostas ao Cliente:
1º - Caso o Operador não conste na tabela de Operadores do Office Banking, retornará uma tela solicitando o telefone, o correio eletrônico e a Senha de Acesso com que o Operador pretenda acessar o sistema. Ao avançar, o sistema apresentará o CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE AGÊNCIA VIRTUAL BANRISUL E CRIAÇÃO DE OPERADOR MASTER. Para prosseguir o Cliente deverá concordar com os termos do contrato. Neste momento o sistema devolverá ao Cliente a confirmação do cadastramento, informando o Código de Acesso do Operador Máster.
2º - Caso o Operador já conste da tabela de Operadores do Office Banking, o sistema apresentará o CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE AGÊNCIA VIRTUAL BANRISUL E CRIAÇÃO DE OPERADOR MASTER. Para prosseguir com o cadastramento é preciso concordar com os termos. Neste momento o sistema confirma que o cadastramento foi realizado e o Operador deverá continuar acessando com seu Código e Senha.

Senha de Acesso: O Operador deverá cadastrar sua Senha de Acesso ao sistema, com as seguintes características:
- Ter no mínimo 8 (oito) e no máximo 10 (dez) caracteres alfanuméricos;
- Do conjunto de caracteres, ao menos 2 (dois) deverão ser letras, caso a senha seja numérica, ou 2 (dois) números, caso a senha seja alfabética;
- Não devem ser cadastradas senhas óbvias, e não serão admitidas seqüências superiores a 2 (dois) caracteres (ex.: 123DAJMX ou 498ABC12), nem seqüências alternadas (ex.: A1B2C3D4);
- Não possuir caracteres especiais (*, #, ? ...), ou espaços em branco.

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3 - Gerenciamento

É o serviço do Banrisul Office Banking onde são estabelecidas e consultadas as regras da relação entre os Clientes, seus Operadores e as autorizações de Acesso. Este item de menu foi criado para permitir a administração das novas funcionalidades do Office Banking.

3.1 - Meu Acesso

O Gerenciamento Meu Acesso está disponível a qualquer Operador do Banrisul Office Banking, Máster ou não. Através dele, o Operador pode, cadastrar serviços e solicitações que lhe sejam pertinentes enquanto Operador, além de consultar as autorizações determinadas pelo Cliente Banrisul Office Banking, ao qual esteja acessando, conforme relação que segue:

Consultar / Alterar Dados Cadastrais: Esta função permite ao Operador verificar seus dados sistema no Banrisul Office Banking. Se houver divergência entre o nome do Operador no sistema Banrisul Office Banking e o constante no Cadastro do Banrisul, será permitido, ao Operador, a confirmação da Alteração.

Consultar Perfil: Nesta opção o Operador poderá consultar em que nível hierárquico foi cadastrado pelo Cliente cujo Perfil esteja acessando, bem como poderá verificar os serviços que lhe foram autorizados, e, as respectivas contas. Poderá ainda verificar as contas para pagamentos por escritórios em que esteja autorizado a operar, as contas de crédito para as quais poderá transferir valores sem limitação diária de transações e os serviços que exigem uso de Cartão de Internet Banrisul.

Alterar Senha de Acesso: Este serviço permite ao Operador alterar sua Senha de Acesso ao Banrisul Office Banking, desde que informe a Senha Anterior.

Criar / Alterar Assinatura Eletrônica: Através deste item de menu o Operador, deverá criar sua Assinatura Eletrônica do Banrisul Office Banking, antes da emissão de qualquer Aditamento em seu favor, ou alterá-la, informando a Assinatura Eletrônica anterior, dentro dos critérios estabelecidos.

Cancelar Assinatura Eletrônica: Esta opção somente deverá ser utilizada quando o Operador não lembrar da Assinatura Eletrônica cadastrada, cancelando, automaticamente todas as autorizações que lhe haviam sido conferidas, inclusive aquelas que não dependam de Assinatura Eletrônica, obrigando a nova emissão e entrega na Agência de Aditamentos, para restabelecimento das Autorizações.

Solicitar Cartão de Internet Banrisul: Através deste item de menu o Operador do Banrisul Office Banking poderá fazer a solicitação do seu Cartão de Internet Banrisul, que lhe garantirá total segurança, tanto no acesso, quanto na Assinatura das transações que dependam de Assinatura Eletrônica.

Ativar Cartão de Internet Banrisul: O Cartão de Internet Banrisul, por definição de segurança é gerado bloqueado e remetido para a Agência de relacionamento do Operador, necessitando ser ativado, através da Senha de Ativação, remetida por mala direta para o endereço do Operador, garantindo desta forma que a única pessoa que poderá ter acesso simultâneo ao Cartão e a Senha de Ativação seja o próprio Operador. No momento da ativação será obrigatória a criação da Senha do Cartão de Internet Banrisul.

Alterar Senha do Cartão de Internet Banrisul: O Cartão de Internet Banrisul, permite o cadastramento de Senha com o mínimo de 4 (quatro), até o máximo de 15 (quinze), caracteres alfabéticos, numéricos ou alfanuméricos. A Senha é gerenciada pelo próprio Cartão, através do sistema operacional carregado no “chip”, o que possibilita ao Operador através desta função, alterá-la, quantas vezes pretender, desde que conhecedor da Senha anterior. Cabe ressaltar que apesar de toda a segurança conferida ao Cartão, é importante que o Operador cadastre uma Senha capaz de oferecer dificuldade, em caso de perda, ou apropriação não autorizada do cartão, por terceiros.

Desbloquear Cartão de Internet Banrisul: Alguns motivos atribuídos ao bloqueio do Cartão, permitem o seu desbloqueio. O Operador deverá solicitar a emissão de Senha de Liberação, que lhe será enviada por mala direta para o seu endereço cadastral. Será exigida a informação da Senha de Liberação para desbloqueio do Cartão.

Bloquear Cartão de Internet Banrisul: Através desta opção o Operador do Banrisul Office Banking poderá Bloquear seu Cartão de Internet Banrisul, em caso de perda, roubo, mau funcionamento do “chip”, extravio, vencimento, problema de personalização. Para que possa ser solicitado novo Cartão, é imprescindível o bloqueio do Cartão em uso.

Assinar Operações Pendentes: Trata-se de um facilitador criado para o Operador Office Banking. Através deste item de menu o Operador visualizará e assinará, querendo, em um único acesso qualquer operação que esteja pendente de Assinatura de Operadores de seu Nível.

Histórico de Acessos e Operações: Ferramenta de consulta disponível a todos os Operadores do Office Banking. O Operador poderá fazer uma pesquisa mais genérica, com prazo maior, ou restringir prazo, hora, tipos de operações e contas. Os Operadores Máster poderão consultar acessos de outros Operadores.

3.2 - Operadores

Este item de menu está disponível, exclusivamente, aos Operadores Máster do Cliente. Através dele o Operador Máster poderá consultar ou cadastrar Operadores e as respectivas Autorizações.

Incluir Operador: O Operador Máster poderá cadastrar outro Operador para o Cliente. Basta a informação de um CPF inscrito no sistema de cadastro do Banrisul. O Office Banking, buscará automaticamente o nome do Operador e solicitará ao Máster que defina se o Operador cadastrado é Máster, se tem prazo de validade e, se for o caso, a que Nível pertence. Caso este seja o segundo Operador e ainda não tenha sido definida Alçada do Cliente, o sistema obrigará um posicionamento do Cliente quanto à regra de como as operações que envolvam movimentação financeira serão administradas pelos Operadores.

Alterar / Desbloquear Operador: Através desta operação é possível, alterar as definições de Função (Máster ou não), Validade (determinada ou indeterminada) e o Nível Hierárquico do Operador no cadastro do Cliente Banrisul Office Banking. Caso o Operador esteja Bloqueado, será automaticamente desbloqueado. Todas as alterações bloqueiam o acesso do Operador, até liberação do respectivo Aditamento de Autorização de Operador, pela Agência Banrisul.

Bloquear Operador: Esta solução permite que o Cliente impeça o acesso de um Operador ao seu cadastro no Banrisul Office Banking, sem que o mesmo seja excluído da sua relação de Operadores. O seu desbloqueio ensejará a emissão de Aditamento e necessária liberação, conforme descrito no item anterior.

Excluir Operador: Esta opção de menu permite que o(s) Operador(es) Máster Exclua(m) determinado Operador do cadastro de um Cliente Banrisul Office Banking. Para que isto ocorra é necessário que exista ao menos mais um Operador Máster cadastrado para o Cliente.

Consulta Perfil de Operador: Através desta consulta é possível certificar-se de que as autorizações concedidas a um determinado Operador estejam de acordo com a vontade do Cliente. O Operador Máster visualiza, as Contas do Cliente, as Contas Para Pagamentos por Escritório e as Contas de Crédito para as quais o Operador consultado está autorizado, bem como, os Serviços exijam o uso do Cartão de Internet Banrisul do Operador.

Autorizar Conta / Serviço: Nenhum serviço do Banrisul Office Banking estará disponível para qualquer Operador, sem que seja, expressamente, autorizado pelo(s) representante(s) legal do Cliente. O primeiro passo para a autorização é através do próprio sistema, onde o Operador Máster depois de selecionar o Operador para o qual pretenda Autorizar os serviços, escolherá a(s) conta(s) do Cliente e indicará os serviços autorizados, que podem variar desde “Todos os Serviços” até o mais específico dos serviços de um determinado menu. A autorização de Contas posteriores à liberação de um Aditamento, não impede a realização dos serviços nas Contas já liberadas. Cabe ressaltar que a autorização “Todos os Serviços” não possibilita restrições.

Excluir Autorização por Conta: Esta ferramenta possibilita que o Operador Máster exclua as autorizações para uma ou todas as contas para as quais o Operador esteja Autorizado. Exclui todas as Autorizações que estivessem ligadas àquela Conta, mas somente para o Operador indicado.

Excluir Autorização por Serviço: Quando o Operador Máster pretender manter a Conta Autorizada para o Operador, mas excluir alguns dos serviços a que esteja autorizado, deverá fazê-lo por meio desta opção. Caso esteja cadastrado “Todos os Serviços”, não haverá a possibilidade de exclusão parcial dos serviços.

Restringir Autorização de Conta / Serviço: O Operador Máster poderá impor restrições aos serviços autorizados para um Operador em determinada Conta do Cliente. Por exemplo: O Operador Máster autorizou determinado Operador somente ao serviço de Pagamento de GPS, em uma conta do Cliente. Neste caso ele ainda poderá restringir a um determinado NIT o pagamento da GPS autorizado. Também no serviço de Transferências de Valores, poderá ser aplicada a restrição de “somente para contas de crédito pré-autorizadas”. Para tanto, o Operador não pode ter sido autorizado para “Todos os Serviços”.

Excluir Restrição de Conta / Serviço: Através desta opção o Operador Máster poderá Excluir as restrições impostas no item anterior. Tanto na Restrição, quanto na Exclusão de Restrição, o serviço ficará pendente de liberação de Aditamento.

Exigir Cartão: Está é, com certeza, a principal inovação do Office Banking. Conforme já foi relatado, o próprio sistema Banrisul Office Banking terá limitações de valores a serem movimentados sem que as operações sejam Assinadas com o Cartão de Internet Banrisul. Entretanto, o Cliente poderá impor que, nenhum de seus Operadores efetive qualquer operação sem o uso do Cartão. Esta imposição atribui um grau de segurança total ao Office Banking. O cadastramento da Exigência de Cartão não prescinde de Aditamento, vez que está impondo uma restrição ao uso do Office Banking.

Excluir Exigência de Cartão: O Operador Máster poderá Excluir a Exigência de Cartão para, uma ou todas, as transações que exijam Cartão. Por questões de segurança, esta alteração somente sortirá efeito mediante a entrega e liberação na Agência de Aditamento de Autorização por Operador. O serviço permanecerá disponível para o Operador, desde que assinado com Cartão.

Imprimir Aditamento Completo: Todas as autorizações ou alterações que coloquem o Operador em “status” “Pendente de Liberação”, exigem a impressão de Aditamento de Autorização por Operador, que, depois de assinado pelo(s) representante(s) lega(l)(is) do Cliente deverão ser entregues na Agência de relacionamento do Cliente para liberação.
Histórico de Acessos e Operações: Através desta ferramenta de consulta, os Operadores Máster poderão consultar acessos de outros Operadores. O Operador poderá fazer uma pesquisa mais genérica, com prazo maior, ou restringir prazo, hora, tipos de operações e contas.

3.3 - Cliente

Alterar Cliente: Esta tela permite que o Operador Máster altere ou cadastre um Apelido para o Cliente, bem como possibilita a atualização da Agência/Conta de relacionamento do Cliente. Caso a razão social ou o nome do Cliente tenha sido alterado no sistema de cadastro do Banrisul (sistema BAL) o Office Banking assumirá a alteração e solicitará ao Operador Máster que confirme a Alteração.

Incluir Conta: Este deve ser o primeiro ato do Operador Máster de um Cliente que deseje movimentar contas além daquela indicada no ato do cadastramento. Para os Clientes pessoa jurídica, como somente serão cadastradas Contas do mesmo CNPJ do código de Office, não será exigida senha. Para os Clientes pessoa física, independentemente da titularidade da Conta, sempre serão exigidas as informações de, Agência, Conta e Senha, de consulta ou de serviço. Serão cadastradas pelo próprio Cliente, as contas ligadas ao sistema de contas correntes, as demais (Carteira de Cobrança, Contas a Pagar, etc) serão cadastradas pela Unidade Atendimento e Serviços, através da área própria, e os serviços correspondentes autorizados pelo Operador Máster, através do serviço “Autorizar Conta / Serviço”, no menu de Operadores.

Consultar / Excluir Conta: Através deste item de menu, o Operador Máster poderá Consultar as Contas que estão cadastradas para o Cliente no sistema Office Banking, bem como Excluí-las, querendo. Poderão ser Excluídas Contas de qualquer sistema. A Exclusão da Conta implica, por óbvio, no cancelamento de todos os serviços que estejam nela Autorizados, para todos os Operadores do Cliente.

Incluir Conta de Crédito: Como já foi referido na conceituação da Conta de Crédito, é possível que o Cliente cadastre contas para as quais, será permitida a transferência de valores, limitados ao saldo disponível na conta corrente de débito, ainda que a operação não seja Assinada com o uso do Cartão de Internet Banrisul. Esta ferramenta presta-se, também à aplicação de restrição no serviço “Transferências”. Ao autorizar o serviço para determinado Operador, poderá ser estabelecido que somente o possa fazer para as Contas de Crédito, previamente cadastradas. Para outros Clientes, pode servir como mero facilitador operacional, dispensando a digitação das contas para as quais, regularmente, transfere valores. A inclusão das Contas de Crédito é formalizada por documentação própria, entretanto, não precisa ser Autorizada para os Operadores.

Consultar / Excluir Conta de Crédito: Através deste item de menu, o Operador Máster poderá Consultar as Contas de Crédito que estão cadastradas para o Cliente no sistema Office Banking, bem como Excluí-las, querendo.

Definir Alçada: Todo o Cliente que possuir mais de um Operador cadastrado deverá, obrigatoriamente, manifestar-se quanto à regra que regerá a relação dos Operadores frente às operações a eles Autorizadas. O Cliente pode optar desde não definir Alçada, ou seja, qualquer Operador Assinará, individualmente, qualquer operação a ele Autorizada, até a definição de diversas faixas de Alçadas, com diferentes combinações de Operadores para Assinar operações de diferentes valores. O Cliente poderá, por meio das faixas de Alçada, adequar a realização das operações de Agência Virtual à mesma estrutura que estiver definida no Contrato Social de sua empresa. É interessante que o Cliente defina a Alçada, antes do cadastramento dos Operadores, isto facilita o enquadramento de cada Operador no respectivo Nível, no momento do cadastramento.

Consultar Alçada: Permite ao Operador certificar-se de que a Alçada definida é, exatamente, aquela desejada, e que atende a sua necessidade. Não existe a possibilidade de alterar a Alçada definida. Caso deseje definir outra Alçada, o Operador Máster, deverá excluí-la e cadastrar nova Alçada.

Excluir Alçada: Conforme referido anteriormente, quando o Cliente desejar definir Alçada diferente daquela em vigência no Office Banking, ou desejar que todos os seus Operadores passem a Assinar, individualmente, cada uma das operações a que estiver Autorizado, deverá Excluir a Alçada. Por questão de segurança, sempre que houver a Exclusão de Alçada, todos os Operadores passam para o “status” “Pendente de Liberação”, devendo ser emitido Aditamento de Autorização por Operador, e cumpridas todas as formalidades já descritas. Os serviços que estavam Autorizados para os Operadores permanecem inalterados, mudando apenas a relação do Operador com a efetivação dos mesmos. Não será permitida a Exclusão da Alçada se houver operações pendentes de Assinatura.

Consultar Operadores de uma Conta: Ferramenta meramente de controle, disponibilizada ao Cliente com o objetivo de facilitar-lhe o controle sobre que Operadores estão autorizados para operar em cada uma das Contas cadastradas no seu Código de Office Banking.

Consultar Operadores de um Serviço: Esta ferramenta também foi desenvolvida com o objetivo de auxiliar o Cliente no controle da relação entre os Operadores e as Contas que compõem o seu cadastro de Office Banking. Através desta consulta é possível ao Operador Máster saber que Operadores estão cadastrados para o serviço selecionado. Além disto, o sistema ainda informa em que contas este Serviço está Autorizado para cada Operador pesquisado.

Imprimir Contrato: Caso o Operador Máster tenha optado, ou estivesse impossibilitado de Imprimir o CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE AGÊNCIA VIRTUAL BANRISUL E CRIAÇÃO DE OPERADOR MASTER, no momento do cadastramento, poderá fazê-lo por este item de menu. A impressão e entrega, na Agência de relacionamento, do Contrato devidamente assinado pelo(s) representante(s) lega(l)(is) do Cliente, é imprescindível à liberação dos Aditamentos.

Imprimir Aditamento Contas Crédito: Conforme referido, anteriormente, o cadastramento das Contas de Crédito para um Cliente deverá ser formalizado, documentalmente. É através do Aditamento que o Cliente declara que, para as Contas de Crédito, nele constante, poderão ser transferidos valores até o saldo disponível em conta corrente.

Histórico de Acessos e Operações: A exemplo do que ocorre no menu Meu Acesso e Operadores, este item de menu também se constitui numa ferramenta de consulta e controle, disponível ao Operador Máster do Cliente. Diferentemente do que ocorre nas consultas a Históricos dos menus anteriores, este tem a visão geral do Cliente, apresentando os acessos de todos os Operadores. Pode ser limitada por tempo ou não.

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4 - Serviços Disponíveis no Office Banking

4.1 - Agendamento

No novo sistema de Office Banking Banrisul o Agendamento será comandado através da data de pagamento. Sempre que o Operador selecionar uma operação, que lhe estiver autorizada, o sistema apresentará, como padrão, a data de pagamento preenchida com o dia corrente. Caso pretenda Agendar a operação, o Operador deverá determinar outra data.
Obs.: - O prazo máximo do agendamento não poderá ultrapassar 365 dias.
- O sistema não critica o limite diário de transferências durante o agendamento, cabendo este controle ao cliente.
- O cliente deverá manter saldo disponível em conta corrente no dia da efetivação até as 21 horas, quando se processa a última consulta de saldo do sistema de Agendamento.

4.2 - Extratos

Estão disponíveis para o Operador, neste serviço, os extratos abaixo relacionados, das Contas para as quais estiver, formalmente, Autorizado.

Conta Corrente: É, com certeza, o extrato mais funcional a disposição do Cliente. Além de poder escolher a periodicidade entre Do Dia, Do Mês, Do Mês Anterior e Do Período (exclusivo da Agência Virtual), o cliente ainda pode filtrar se deseja visualizar Completo, Conta, Poupança (Integrada), Cheques, Depósitos, Estornos, Cartão, Débitos ou Créditos. O cliente dispõe ainda em alguns filtros (ex. cheques), da possibilidade de ordenar os lançamentos por dia da ocorrência ou por número do documento. Finalmente o extrato conta com a funcionalidade de somar os lançamentos com mesmo histórico, bastando para isso que o cliente marque a opção no rodapé do extrato e, posteriormente, clique com o “mouse” sobre um lançamento, visualizando imediatamente o valor total e o número de lançamentos no período pesquisado.

Conta Investimento: Está disponível a consulta à(s) Conta(s) Investimento, associada(s) à conta selecionada.

Cartão de Crédito: O cliente pode consultar o extrato do(s) Cartão(ões) de Crédito associados à conta de selecionada.

Imposto de Renda: Posição de todos os saldos do cliente em 31 de dezembro do exercício anterior.

Pacote de Tarifas: O cliente obtém as informações relativas aos limites de serviços contemplados no seu plano de tarifas e a quantidade utilizada no mês corrente.

Recebíveis Banricompras: Para os clientes conveniados Banricompras está disponível também o extrato de Recebíveis Banricompras.

4.3 - Pagamentos

Por intermédio deste serviço o cliente Banrisul pode efetuar pagamentos, consultar os pagamentos realizados em sua conta num determinado período e emitir os respectivos recibos. Estão disponíveis neste serviço os seguintes pagamentos:

Arrecadações: Nesta opção de menu o cliente poderá efetuar o pagamento das faturas de fornecimento de água, energia elétrica, telefone (fixo e celular), IPTU e ISSQN e GAD “E”. O recebimento das arrecadações depende de convênio entre a empresa prestadora de serviço ou Prefeitura e o Banrisul.

Cartão de Crédito: Somente poderão ser pagas nesta opção faturas referentes aos cartões Banrisul MasterCard e Banrisul Visa, e ainda do correntista ou correntista solidário na conta acessada. Faturas de outros cartões de crédito deverão ser pagas através do menu Títulos Banrisul Outros Bancos.

Darf – Preto; Simples; Código de Barras: Poderão ser pagos tributos de qualquer dos códigos de recolhimentos elencados na tela da arrecadação.

Depósito Judicial/Custas Judiciais: Recolhimento de arrecadações provenientes do Poder Judiciário.

GA – Código de Barras-RS: Recolhimentos de Guias de Arrecadação emitidas pela Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul.

GNRE: Arrecadação de tributos originados em outros Estados da União em favor da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul.

Guia da Previdência Social (GPS): Poderão ser pagos tributos de qualquer dos códigos de recolhimentos elencados na tela da arrecadação.

ICMS-RS: Pagamentos de tributos lançados em Guias de Arrecadação com código 311.

IPVA/Multas-RS: Através deste item de menu o cliente poderá pagar o IPVA ou Multas de qualquer veículo emplacado no Rio Grande do Sul, do exercício corrente ou anteriores, desde que o débito esteja lançado no sistema da Secretaria da Fazenda.

IPVA/Multas-RS Parcelamento Especial: Somente para pagamentos de tributos que tenham sido negociados em parcelamento especial junto à Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul.

Títulos:
Registrados no Banrisul: Somente serão liquidados por esta opção os títulos registrados na Carteira de Cobrança do Banrisul contra o primeiro titular da conta corrente. A busca é feita pelo CPF do primeiro titular. Trata-se de uma facilidade oferecida ao cliente, que dispensa a necessidade de digitação dos dados do título, além de facilitar no controle de seus débitos registrados na referida carteira. O cliente deverá selecionar um título por vez para liquidação.
Títulos Banrisul/Outros Bancos: Através deste item de menu o cliente poderá pagar todos os demais débitos emitidos através de Bloquetos de Cobrança Bancária, por qualquer instituição bancária integrante do Sistema de Compensação, inclusive aqueles emitidos em Bloquetos do Banrisul sem registro, ou não registrados contra o titular da conta.

Consulta Operações: No menu recibos o cliente poderá consultar os pagamentos realizados no Código de Office do Cliente em um determinado período e ainda imprimir os respectivos recibos.

Assinar Operações Pendentes: Através deste serviço é possível o Operador visualizar todas as operações que estiverem pendentes de Assinatura de um Operador do Nível ao qual pertença.

4.4 - Transferências

Descubra a forma adequada: Esta ferramenta foi criada para facilitar o Operador, que, conforme as respostas selecionadas nas sucessivas telas vai sendo direcionada para o tipo exato de transferência de deverá realizar.

Entre Contas Banrisul: O Operador pode transferir valores entre contas de mesma titularidade (sem incidência de CPMF), ou de titularidade diferente (com incidência de CPMF). A verificação de titularidade nesta espécie de transferência é verificada pelo sistema, diretamente no sistema de contas correntes. Sempre que a conta de origem for uma conta corrente e o destino for conta poupança, haverá incidência de CPMF, independentemente da titularidade. Disponível somente para as Contas nas quais o Operador esteja Autorizado para este Serviço.

DOC Eletrônico:
DOC ‘E’: Através desta modalidade o cliente poderá enviar valores, iguais ou inferiores a R$ 4.999,99, para contas de titularidade diversa da conta de débito, em outros bancos, integrantes do sistema de compensação. O cliente deverá indicar o tipo de conta de crédito. Haverá incidência de CPMF.
DOC ‘D’: Nesta modalidade o cliente poderá remeter valores, iguais ou inferiores a R$ 4.999,99, para contas de mesma titularidade da conta de débito, em outras instituições bancárias, integrantes do sistema de compensação. Não haverá incidência de CPMF. Caso a conta de débito seja uma conta poupança, a conta de destino será, obrigatoriamente, uma conta poupança. Se desejar transferir a partir de uma conta poupança para uma conta corrente em outro banco, deverá fazê-lo por DOC ‘E’.

TED:
TED ‘E’: Através desta modalidade o cliente poderá enviar valores, iguais ou superiores a R$ 5.000,00, para contas de titularidade diversa da conta de débito, em outros bancos, integrantes do sistema de compensação. O cliente deverá indicar o tipo de conta de crédito. Haverá incidência de CPMF.
TED ‘D’: Nesta modalidade o cliente poderá remeter valores, iguais ou superiores a R$ 5.000,00, para contas de mesma titularidade da conta de débito, em outras instituições bancárias, integrantes do sistema de compensação. Não haverá incidência de CPMF. Caso a conta de débito seja uma conta poupança, a conta de destino será, obrigatoriamente, uma conta poupança. Se desejar transferir a partir de uma conta poupança para uma conta corrente em outro banco, deverá fazê-lo por DOC ‘E’.
TED Ordem de Pagamento: Modalidade de transferência exclusiva para transferência de valor igual a R$ 5.000,00, em favor de outra entidade bancária, com origem em uma conta corrente, sem a indicação de conta de crédito.Haverá incidência de CPMF.
TED CI: Através desta modalidade de transferência o cliente poderá transferir qualquer valor, igual ou inferior a R$ 5.000,00, para outras entidades financeiras, para crédito em contas de mesma titularidade (neste caso é aceito mesma titularidade desde que ao menos um CPF/CNPJ, sejam coincidentes entre a conta de débito e a conta de crédito). É exigência do Banco Central do Brasil que haja ao menos uma Conta Investimento – CI, envolvida na transferência. Se a conta de débito for uma conta corrente, haverá incidência de CPMF.
TED CI Ordem de Pagamento: É a modalidade de transferência em favor de uma entidade financeira, sem a indicação de uma conta corrente de crédito. Os critérios de valores são os mesmos citados no item anterior e obrigatoriamente terá origem em uma Conta Investimento – CI. Não haverá incidência de CPMF na origem.

Consulta Créditos: Através deste item de menu o cliente poderá visualizar todos os dados constantes no documento de envio de um crédito em favor da conta corrente consultada. Atualmente estão disponíveis, exclusivamente, as informações de créditos de TED’s.

Consulta Operações: Neste menu o Operador poderá consultar as transferências realizadas no Código de Office do Cliente, em um determinado período e ainda imprimir os respectivos recibos.

Assinar Operações Pendentes: Através deste serviço é possível o Operador visualizar todas as operações que estiverem pendentes de Assinatura de um Operador do Nível ao qual pertença.

4.5 - Serviços

Este menu disponibiliza alguns serviços especiais para o cliente.

Ligue Cheque: Este serviço possibilita ao cliente uma consulta a cheques de emissão de correntistas do Banrisul. Posiciona o cliente quanto à existência de contra-ordem do cheque consultado e a inscrição da respectiva conta corrente no Cadastro de Emitentes de Cheques Sem Fundos do BACEN (circular 1528).

Lista de Agências: Possibilita ao cliente localizar as Agências ou Postos de Serviços do Banrisul em todo o território nacional, pelo nome ou número da Agência ou ainda pelo Município.

Telebloqueio: Serviço emergencial oferecido aos clientes que tenham seu, talonário de cheques, cartão magnético de conta ou ambos, extraviados, furtados ou roubados. O cliente tem a faculdade de bloquear o cartão magnético, todo o talonário de cheques, ou a conta. O bloqueio é efetivado pelo prazo de 24 horas, devendo o cliente ratificar o procedimento em uma Agência do Banrisul, caso pretenda prorrogá-lo por tempo indeterminado.

Recarga de Celular: O cliente poderá carregar créditos em seus celulares, pré-pagos das Operadoras conveniadas. Os valores, os bônus e a validade dos créditos variam conforme determinação de cada Operadora. Este serviço é efetivado “on-line” 24 horas por dia, 7 dias por semana. O cliente poderá consultar as recargas efetivadas em um determinado período e imprimir o respectivo Recibo, através do menu, ou imediatamente após sua conclusão da operação.

Consultar Operações: Através deste serviço o Operador poderá consultar as recargas efetivadas para o Cliente e imprimir os respectivos recibos.

Teletalão: O cliente poderá Pedir Talão para o seu endereço de cadastro (até três talonários) ou para endereço eventual (limitado a um talonário). O pedido de talão obedece às mesmas regras e tarifas do pedido de talonário efetuado através de Agência, inclusive a limitação imposta pelo controle de estoque. Poderá ser solicitado talonário padrão ou talonário fidelidade (Internacional ou Grêmio), sendo que este sempre será tarifado. O cliente poderá, ainda, durante o dia da solicitação Cancelar Pedidos. Por questão de segurança, os talonários são enviados bloqueados, por correio através de correspondência com Aviso de Recebimento. Ao recebê-lo, o cliente deverá obrigatoriamente
Desbloquear Talão. Será exigida combinação de Assinaturas de Operadores correspondente a mais elevada faixa de Alçada do Cliente.

Segunda Via de Bloqueto Bancário: Trata-se de um outro caminho para o cliente realizar a emissão ou pagamento, dos títulos registrados na Carteira de Cobrança do Banrisul, contra o primeiro titular da conta ou ainda pagar qualquer título registrado no Banrisul, desde que conheça o Código de Cedente e o Nosso Número do título.

Assinar Operações Pendentes: Através deste serviço é possível o Operador visualizar todas as operações que estiverem pendentes de Assinatura de um Operador do Nível ao qual pertença.

4.6 - Recibos

Este menu é uma novidade da nova versão do Office Banking visando facilitar a consulta aos pagamentos, transferências e agendamentos, através de um caminho único.

4.7 - Empréstimos

Recebíveis Banricompras: Modalidade de empréstimo disponível aos clientes conveniados Banricompras. Nela o cliente poderá Fazer Empréstimo, antecipando determinado valor de recebíveis, recebíveis de um determinado período de tempo ou ainda todos os recebíveis que estiverem programados para crédito futuro na conta selecionada.
Não existe qualquer formalidade para a realização do empréstimo, bastando que o cliente tenha recebíveis a seu dispor e que selecione sua opção conforme descrito no parágrafo anterior. O cliente poderá também emitir Recibos, dos empréstimos realizados.

Assinar Operações Pendentes: Através deste serviço é possível o Operador visualizar todas as operações que estiverem pendentes de Assinatura de um Operador do Nível ao qual pertença.

4.8 - Investimentos

Movimentações: A partir da entrada em vigor da Conta Investimento, ocorreu uma profunda mudança nos conceitos de Aplicação e Resgate. O termo Movimentações define de forma mais adequada à dinâmica imposta pela nova legislação. Os valores que se encontram em uma conta corrente, em um fundo ou em uma Conta Investimento podem transitar, desmembrado para várias contas de destino, num único movimento. Estão disponíveis para movimento as Contas Investimentos associadas à conta selecionada. As movimentações de investimentos estão sujeitas à regra de Alçada estabelecida pelo Cliente.
Consultar Saldos:
Permite a consulta aos saldos das Aplicações ou da Conta Investimento associada à conta de acesso.
Consultar Operações:
Consulta as Operações realizadas no dia.
Saldos a Converter:
Consulta os saldos de aplicações em fundos com resgate em “D+”.
Assinar Operações Pendentes:
Através deste serviço é possível o Operador visualizar todas as operações que estiverem pendentes de Assinatura de um Operador do Nível ao qual pertença.

4.9 - Cobrança

O Cliente poderá Autorizar, aos Operadores que determinados Operadores de seu cadastro de Office Banking, tenham acesso às informações da sua Carteira de Cobrança Banrisul e até mesmo Autorizá-los a efetuarem algumas alterações disponíveis (Instruções). Estão disponíveis ao Cliente Office Banking, na Carteira de Cobrança do Banrisul, os serviços a seguir relacionados:

Consulta Liquidação: Permite ao Operador Autorizado consultar todas as baixas realizadas no código de cedente selecionado, dia a dia, pelo prazo que as informações estiverem disponíveis no sistema BDL. O Operador deverá selecionar a situação dos títulos entre, “Liquidados”, “Baixados” e “Em Trânsito” e selecionar a data de crédito (liquidados) ou de baixa (baixados) que pretenda pesquisar. Na tela que apresenta o resultado da pesquisa o Operador poderá consultar, individualmente, os títulos e ainda ordenar a pesquisa por qualquer dos itens do cabeçalho, clicando com o “mouse” sobre o critério, pelo qual deseje ordenar a consulta.

Consulta Títulos em Carteira: Este serviço permite ao Operador Autorizado consultar todos os títulos registrados para um determinado código de cedente na Carteira de Cobrança Banrisul. Existem cinco possibilidades de filtro, desenvolvidas para otimizar a pesquisa do Operador dentro da sua exata necessidade, quais sejam: Todos os Títulos em Carteira (neste filtro o Operador ainda poderá indicar uma letra ou nome, a partir do qual será iniciada a pesquisa); Títulos a Vencer; Títulos Vencidos; Títulos em Cartório e Títulos Registrados no Dia. O critério de ordenação do resultado segue o padrão do item anterior.

Consulta Título Único: Através deste item de menu o Operador poderá consultar de forma rápida e objetiva um título registrado no Banrisul para o código de cedente selecionado.

Resumo por Cobrança: O Operador pode consultar a posição geral do Cliente em todas as espécies de cobrança na Carteira de Cobrança Banrisul.

Resumo Contábil: Este serviço disponibiliza ao Cliente os Avisos de Movimentação de Cobrança (modelo 23600 – francesinha). Podem ser impressos os relatórios, contendo a tabela de códigos ou não.

Instruções de Cobrança: O Operador poderá efetuar alterações nos títulos registrados para um código de cedente cadastrado no Office Banking do Cliente, desde que, regularmente Autorizado. Poderão ser passadas instruções de alteração de vencimento, concessão de abatimento, retida de cartório e envio imediato a protesto.

Consulta / Exclui Instruções de Cobrança: O Operador poderá consultar e excluir, querendo, as instruções realizadas no mesmo dia. Instruções realizadas até as 14 horas de um dia, não poderão ser excluídas depois deste horário.

4.10 - Arquivos

Os Clientes Office Banking, que mantenham convênios com o Banrisul, que se valham de troca de informações através de arquivos (BRR, BDL, BNB, BJW, etc), poderão fazê-lo através do Office Banking. Os arquivos que envolvam transações financeiras sujeitar-se-ão à regra de Alçada estabelecida pelo Cliente, por exemplo, BRR. Através deste serviço, os Operadores dos Clientes descritos poderão:

Enviar Arquivos: O Operador envia para o Banrisul os arquivos gerados nos sistemas em que o Cliente for conveniado. Podem ser enviados através do Office Banking arquivos de:

Receber Arquivos: Além de enviar arquivos para o Banrisul o Cliente também pode cadastrar, nos diversos sistemas, a sua pretensão de receber retorno processamentos através de arquivos, alguns decorrentes de processamento de arquivos enviados ao Banrisul (BRR, BDL, BJW), outros, originários do Banrisul para atender necessidades dos Clientes (extratos de contas correntes para conciliação bancária). Estão disponíveis para o Cliente através do Office Banking, os seguintes arquivos:

Consultar Arquivos Enviados: Ferramenta de consulta disponível ao Cliente Office Banking para fins de controle.

Excluir Arquivos não Processados: Alguns sistemas por definição, não processam arquivos durante o dia, ou processam em horários muito esparsos. Caso o Operador deseje excluir um arquivo enviado ao Banrisul, poderá fazê-lo, desde que este ainda não esteja processado.

Assinar Operações Pendentes: Através deste menu o Operador poderá Assinar qualquer operação que esteja pendente de Assinatura de Operador do seu nível, inclusive, arquivos enviados e, cujo processamento envolva transações financeiras. No ato de Assinatura de uma Operação Pendente, o Operador poderá consultar detalhes da operação, mesmo no caso de arquivos.

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5 - Disponibilidade dos Serviços da Agência Virtual

Os serviços oferecidos através da Agência Virtual estão disponíveis 24 (vinte e quatro) horas por dia, 7 (sete) dias por semana. Existem, entretanto, algumas peculiaridades ligadas ao processamento “off-line” das transações efetivadas, ou regras específicas do sistema de destino que implicam em exceções.
Por existir a necessidade de processamento dos documentos recebidos através da Agência Virtual, por exemplo, o envio dos títulos de outros bancos para o sistema de compensação ou o envio dos documentos de arrecadação para o sistema próprio, operações realizadas até as 21 horas e 30 minutos, são consideradas como efetuadas no dia. Deste horário, até as 23 horas e 59 minutos, serão consideradas efetuadas no próximo dia útil. Existe a reserva de saldo na conta corrente do cliente no momento exato da operação realizada após as 21 horas e 30 minutos, entretanto, após o processamento do sistema de contas correntes, o débito assumirá a data correta. Está regra não vale para as recargas de celular pré-pago, cujos créditos serão disponibilizados pela respectiva Operadora no prazo normal das recargas, conforme sua disponibilidade técnica.
Existem sistemas que possuem horários mais restritos de disponibilidade ao público. O Sistema Brasileiro de Pagamentos, por exemplo, para poder cumprir o horário determinado pelo Banco Central do Brasil, para o envio de recursos a outras instituições financeiras, impõe como prazo máximo de disponibilidade de transferências para o mesmo dia 16 horas e 30 minutos para o público. Também o sistema de Investimentos e os Adiantamentos de Recebíveis Banricompras têm horário mais exíguo de disponibilidade, inclusive com horário de início das transações.